Postagens populares

domingo, 20 de março de 2011

Rota Sefaradi -Excursão a Sefarad e Portugal


 SEFARAD E PORTUGAL – 12 dias/ 9 noites – Saída 19/06/2011
PROGRAMA DETALHADO

Dia 1  - 19/6/11 Rio de Janeiro
Viagem do Rio de Janeiro para Madrid pela Ibéria vôo IB6024 

Dia 2 – 20/6/11 Madrid e Segovia
Iniciaremos nossa visita com um passeio panorâmico em Madrid, iremos a Praça Maior, a principal praça de Madrid, a Praça de Orienta, Praça Espanha, Estação de Trem Atocha e continuaremos em direção a cidade de Segovia. Em Segovia visitaremos o Aquaduto famoso da cidade, e continuaremos para o Bairro Judeu, veremos o Centro Didático e nos encontraremos com a Diretora do local que nos falará sobre as atividades educacionais daquele lugar. Visitaremos a Igreja Corpus Cristi que era no passado o maior Beit Hakenesset de Segovia e depois conheceremos Alcazar, o Palácio Real da Espanha.
Jantar e hospedagem em Segovia – Hotel Los Arcos ou similar

Dia 3 – 21/6/11 – Segovia e Toledo
Após o café da manhã, viajaremos para a cidade de Toledo, a Jerusalém que havia em Sefarad. Visitaremos o Bairro Judaico, a Sinagoga que homenageia Shemuel Levy Abulafia e hoje denominada el Transito e o Museu Sefaradi alí localizado. Visitaremos também a Sinagoga Even Shoshan, hoje Santa Maria La Blanca e conheceremos o Sokodobar – a praça do Mercado.
Jantar e hospedagem em Toledo – Hotel Alfonso IV ou similar

Dia 4 – 22/6/11 – Behar  - Hervas
Após o café da manhã, viajaremos a cidade de Bahar cujos nomes de famílias como Behar, Bazer, Baharno, são originários desta cidade. Conheremos o Bairro Judaico e o Museu de nome David Melul, onde encontraremos o Diretor do Museu que nos falará e contará sobre as atividades do mesmo. Continuaremos em direção a cidade de Herbas, uma pequena cidade localizada as margens do Rio Ambaros com um passado judaico e presença de Anussim. Faremos um passeio com musica judaica sefaradita dentro do Bairro judeu da cidade.
Jantar e hospedagem em Hervas – Hotel Sinagoga ou similar

Dia 5 – 23/6/11 – Hervas – Caceres – Castelo de Vide
Após o café da manhã, viajaremos para a cidade de Caceres, cidade com características da Idade Média mas bem preservada da Europa. Nela, visitaremos o Bairro Judeu dentro e fora das muralhas, veremos uma maquete da cidade velha e a praça principal. Depois continuaremos viagem para Castello de Vida onde conheceremos o Bairro Judeu e seus habitantes descendentes dos Anussim de Portugal, que apresenvam costumes judaico do passado longinquo. Visitaremos a Sinagoga e o Museus judaico que mostra a vida dos judeus que viviam em Castello De Vida e os lugares para onde se espalharam. Nos encontraremos com o ex-prefeito da cidade que é descendente de judeus que sofreram com a Inquisição e foram convertidos à força.
Jantar e hospedagem em Castelo de Vide – Hotel Sol e Serra ou similar

Dia 6 – 24/6/11 – Castello de Vida – Monsanto – Belmonte
Após o café da manhã, viajaremos em direção ao vilarejo de nome Monsanto com cerca de 1200 habitantes e depois seguiremos para Belmonte. Belmonte ficou famosa no mundo judaico principalmente após a descoberta do Engenheiro Shwartz, que chegou ao lugar por volta dos anos 20 e descobriu os descendentes de Anussim daquela pequena cidade. Participaremos do Kabalat Shabat junto com a comunidade local de Belmonte
Jantar e Hospedagem em Belmonte - Hotel Belsol ou similar

Dia 7 25/6/11 – Belmonte
Pela manhã participaremos da Tefilát Shacharit na Sinagoga de Belmonte. Depois do Kidush, visitaremos o Museu judaico. A tarde descanso e Oneg Shabat na Sinagoga. Havdalá e depois atividades para todos com o Rabino da comunidade de Belmonte – Elisha Salas.
Jantar e Hospedagem em Belmonte - Hotel Belsol ou similar

Dia 8 – 26/6/11 – Belmonte – Trancoso – Guarda
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade de Trancoso, cidade murada com passado judaico impressionante. Visitaremos o túmulo do Bandara, compositor e sapeteiro, que suas músicas profetizaram o sofrimento durante a Inquisição. Conheceremos o antigo Bairro judeu de Trancoso e descobriremos os sinais gravados nas pedras que comprovam a presença judaica na cidade. De Trancoso seguiremos para Guarda, o vilarejo mais alto em Portugal e  conheceremos os sinais místicos gravados em pedras no antigo Bairro judeu do lugar.
Jantar e Hospedagem em Guarda – Hotel Lusitania Parque ou similar

Dia 9 – 27/6/11 Guarda – Porto
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade do Porto. Visitaremos o porto pitoresco repleto de lagares famosos onde se fabricam o Vinho do Porto. Visitaremos a Sinagoga “Makor Chaim”, uma verdadeira Catedral do judaismo no Norte de Portugal construida por Capitão Barros Basto, também conhecido como o Dreyfus Português, e descobriremos porque este título ao conhecer o pequeno Museu que conta a história de sua vida. Conversaremos com o presidente da pequena comunidade judaica aí existente, que nos contara sobre as atividades que estão sendo feitas para aproximar os Bnei Anussim ao judaismo.
Jantar e Hospedagem na cidade do Porto – Hotel Melia Gaia Porto ou similar

Dia 10 – 28/6/11 Porto – Coimbra – Lisboa
 Após o café da manhã, iniciaremos a descida pela orla marítima do país. Viajaremos via Aveiros, que está sobre os canais de água  e lagoas de sal. Continuaremos depois até a cidade de Coimbra. Segunda capital de Portugal, nesta cidade está a Antiga Universidade de Coimbra, entre as mais importantes da Europa e depois chegaremos até Lisboa. Participaremos de um Show de Fado na cidade de Lisboa.
Jantar e Hospedagem em Lisboa – Hotel Olissipo Marques de Sá ou similar
Dia 11 – 29/6/11 Lisboa
Após o café da manhã, iniciaremos nossa visita a Lisboa, capital portuguesa. Um passeio panorâmico pela cidade, começando pelo Palácio Santo Jorge, depois uma visão panorâmica da cidade. Visitaremos o Convento Ironimus, na Andarta do Descobridor do Mundo e a Torre Balan. Continuaremos e visitaremos o Bairro judeu e a Sinagoga “Shaarei Tikva”. Depois então já estará na hora de ir ao aeroporto para retornarmos a Madrid atravês do vôo IB 3105 da Ibéira com previsão de partida para as 20:45h
Dia12 – 30/6/11 – Rio de Janeiro
Viagem de Madrid para o Rio de Janeiro no vôo IB6849 com previsão de chegada ao Rio de Janeiro por volta das 07:05h


O preço inclui:
  • Todos os vôos internacionais descritos no programa
  • Taxas de embarque em todas as escalas
  • 9 noites de hospedagem em hotéis de primeiro nível turístico
  • Meia pensão (café da manhã e jantar). Duas refeições kasher em Belmonte no Shabat. Possibilidade de solicitar peixes com escamas envolto em papel laminado e assado na brasa para os jantares.
  • Excursão em ônibus de luxo com ar condicionado.
  • Entrada aos lugares para visita de acordo com o programa.
  • Guia local onde necessário.
  • Guia israelense especialista em judaismo espanhol e português falando português ou espanhol.
  • Gorjetas

O preço não inclui:
  • Extras pessoais.
  • Entradas ou refeições não mencionadas no roteiro.
  • Seguro Saúde de viagem – pode ser feito através do escritório da Geographical Tours.
  • Acréscimos para apartamento single

Preço da Excursão de acordo com o número de participantes
15 participantes ...................         U$ 3590,00 por pessoa em apto. duplo
20 participantes ...................         U$ 3365,00 por pessoa em apto. duplo
25 participantes....................         U$ 3240,00 por pessoa em apto. duplo

Forma de pagamento – até três vezes em cartão de crédito internacional.
As inscrições são feitas diretamente com a empresa israelense Geographical Tours –

Informações e Inscrições:

Informações e reservas
GeoTours - Leah Netzer:
Skipe: Leah.netzer            e-mail: sefarad@geotours.com      tel: 972 3 5639008
Fax: 972 3 6244333

Informações apenas:
Amazônia Judaica – David e Elias Salgado
tel: 21 22255618 ou 21 91310253 com Elias
tel: 972 525634934 ou 972 2 6256239 com David




Purim Sameach





domingo, 6 de março de 2011

Os reis de Espanha e Shimon Pares comemoram 25º aniversário das relações Israel-Espanha inaugurando nova sede da Casa de Sefarad-Israel




El acto, que coincide con el 25 aniversario del establecimiento de las relaciones diplomáticas entre España e Israel, contó también con la presencia de la Ministra de Asuntos Exteriores y de Cooperación, Trinidad Jiménez; el Vicepresidente de la Comunidad de Madrid, Ignacio González; el Alcalde de Madrid, Alberto Ruiz Gallardón, así como el ex Presidente del Gobierno, Felipe González.

Madrid, 22 de febrero de 2011.-  Esta mañana Sus Majestades los Reyes y el Presidente de Israel, Shimon Peres, que se encuentra de visita en España estos días con motivo de la conmemoración de 25 aniversario de las relaciones diplomáticas entre España e Israel, han inaugurado oficialmente la sede de Casa Sefarad-Israel en Madrid.

sábado, 5 de março de 2011

Casa de Sefarad lança livro sobre os judeus da América Latina




DÍA 15. Los judíos de América Latina en la presentación de un libro. El 15 de marzo a las 19,30 h tendrá lugar la presentación de “Pertenencia y alteridad. Judíos de América Latina: cuarenta años de cambio”. La prestigiosa Iberoamericana Editorial Vervuert ha publicado recientemente este volumen integrado por más de treinta ensayos relativos a los procesos de cambio que han transformado durante los últimos cuarenta años la vida y la cultura de los judíos en América Latina. Haim Avni, Judit Bokser Liwerant, Sergio DellaPergola, Margalit Bejarano, Leonardo Senkman, son algunos de los ensayistas españoles, americanos e israelíes que participan en esta iniciativa editorial. Klaus Dieter Vervuert, director de la Editorial, acompañará a los autores Carlos Malamoud y Sara Glasstein. Sede Casa Sefarad-Israel (c/Mayor, 69).

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ele o guru e eu o guri - Minha história com Moacyr Scliar z´l - Elias Salgado

Moacyr Scliar : 23/03/1937 - 27/02/2011




Os meus amigos mais próximos, já estão cansados de saber de meus “pecados protoliterários”, q. é como denomino, tomado pelo temor, minhas pretensões de escritor, meus pequenos vôos pelos céus sem limites da fantasia literária.

Todo pretenso escritor tem seu guru, o meu mais próximo, desde longa data, foi Moacyr Scliar z´l.
Começou esta relação, como começam todas entre o leitor e o seu autor. Não que Moacyr tenha sido o único –confesso minha infidelidade humana -  acontece que mesmo não sendo tricolor doente, sou levado a concordar com o velho bruxo, Nelson Rodrigues, que afirmava algo mais  ou menos assim:  há apenas 3 ou 4 livros (autores) importantes para cada um de nós, cabe apenas relê-los sempre.
Com Moacyr foi assim. Na fase de leitor, como muitos, comecei pela Guerra do Bom Fim e O Exército de um homem só, segui pelo Ciclo das águas, passei pelo O centauro no jardim e daí não parei mais, chegando por último ao Manual da paixão Solitária.
Neste último, ele “pegou pesado” comigo, pois sem saber, escolheu como tema a vida de Tamar de Judá, o mesmo personagem bíblico que sempre me encantou- encanto que me fez dar nome a uma de minhas filhas.
Personagem, passível de  controvérsia nos meios mais conservadores, e tão bem compreendido por ele e por Thomas Mann, em sua tetralogia  José e seus irmãos, onde Mann apresenta uma Tamar esplendorosa, dona de si e de suas escolhas. E a de Scliar é exatamente assim, só que com um delicioso e  magistral tom satírico , uma das fortes marcas de sua obra.

Como o conheci pessoalmente,  sim porque eu o conheci e muito bem, é um outro longo pedaço desta mesma história.

Tudo começou nos anos 90, ao pesquisar e escrever um trabalho sobre judeus no Brasil, para a Universidade Hebraica de Jerusalém que se propunha ser um programa de estudos do tema nas escolas – o primeiro de seu gênero- optei por utilizar como uma das ferramentas didáticas e pedagógicas de apoio, a literatura de autores judeus brasileiros.
Meu cânone e orientação, veio da grande amiga Regina Igel, da Universidade de Maryland, especialista em literatura judaica brasileira, autora do clássico  Imigrantes Judeus, escritores brasileiros.

Este meu trabalho leva o título de História e Identidade, a experiência dos judeus no Brasil, inédito até hoje como livro, mas que possui um prefácio elogioso e generoso, escrito por meu guru – a primeira de várias lembranças carinhosas e encorajadoras que ele me deixou.

O primeiro de inúmeros encontros pessoais aconteceu em 1998, quando atendeu ao meu convite, para uma palestra aos alunos do colégio A. Liessin Scholem Aleichem e daí não paramos mais- eu de convidá-lo e ele de aceitar os convites,alíás, justiça seja feita: nunca soube que ele tenha negado algum a alguém...

Em 2003, numa palestra no colégio TTH-Barilan, nos reencontramos e ao final do evento,levei-o, caminhando, até o hotel onde estava hospedado, e aproveitamos para colocar nossa conversa em dia. A certa altura ele me revelou, o que pouquíssimos sabiam no país naquele momento:
“ Tu sabes, guri, que me convidaram para fazer parte da Academia? Na verdade eles estão querendo se retratar com o Rio Grande, já que não colocaram lá o Mário Quintana...”
Se isso não é humildade, o que seria então, esta tal coisa?
Alguns poderiam pensar que talvez duas coisas me passaram pela cabeça: a primeira, que eu estava feliz por ele e muito por mim,pois acabava de ganhar um amigo imortal. A segunda, que me apossou um sentimento pouco nobre, e pensei:” acabo de perder um amigo...”
Mas minha história com Moacyr ainda continuou, e para mim é tão imortal quanto ele.

Em 2006, assumi a diretoria cultural do CCMA- Centro Cultural Mordechai Anilevitch. Em 23 de março de 2007, dia de seu aniversário, na Festa de Pessach, Moacyr e Judith, sua esposa, festejaram conosco, em nossa sede seus 70 anos.( veja em :http://www.youtube.com/watch?v=tXR7F9rRvBg

No ano seguinte, Moacyr aceitou mais um de meus diversos convites – na minha opinião o maior de todos – dar seu apoio como patrono ao Concurso de Literatura do CCMA, cujo prêmio leva seu nome – Prêmio Moacyr Scliar.

Nos encontramos pela última vez em 2009, durante as gravações de uma entrevista televisiva na sede da Academia Brasileira de Letras, que organizamos para divulgar o III Prêmio Moacyr Scliar. Participando das gravações estava também um dos grandes  ícones da crítica literária, e uma das maiores conhecedoras da obra de Moacyr, Bella Jozef z´l, PhD em literatura e presidente do júri do concurso.
Tenho em meus arquivos as imagens, ainda não tive coragem de assisti-las novamente. No momento me bastam as memórias vivas como elas estão e sempre estarão.

E pensar que há um tempo atrás, ouvi de uma grande amiga do setor editorial, quando falávamos de um projeto meu para um livro de contos, e eu dizia orgulhoso: “ o prefácio quem vai escrever é o Moacyr Scliar” e minha amiga respondeu: “ para os editores, o Moacyr já não é um chamariz, eles acham que ele está virando “ arroz de festa”...
Que mundo é este afinal, onde a  autêntica generosidade já não sacia mais  a gula desmedida deste mercado hipócrita?
Moacyr passou desta para uma melhor, certamente sem ter ouvido tal barbaridade, mas lá onde ele está agora, no verdadeiro Pantheon do Gênios Generosos, já deve ter ligado seu computador e iniciado mais uma obra, que à sua maneira e como sempre, cala verdadeiramente, para quem quiser, toda esta mediocridade que aí está...