Postagens populares

domingo, 20 de março de 2011

Rota Sefaradi -Excursão a Sefarad e Portugal


 SEFARAD E PORTUGAL – 12 dias/ 9 noites – Saída 19/06/2011
PROGRAMA DETALHADO

Dia 1  - 19/6/11 Rio de Janeiro
Viagem do Rio de Janeiro para Madrid pela Ibéria vôo IB6024 

Dia 2 – 20/6/11 Madrid e Segovia
Iniciaremos nossa visita com um passeio panorâmico em Madrid, iremos a Praça Maior, a principal praça de Madrid, a Praça de Orienta, Praça Espanha, Estação de Trem Atocha e continuaremos em direção a cidade de Segovia. Em Segovia visitaremos o Aquaduto famoso da cidade, e continuaremos para o Bairro Judeu, veremos o Centro Didático e nos encontraremos com a Diretora do local que nos falará sobre as atividades educacionais daquele lugar. Visitaremos a Igreja Corpus Cristi que era no passado o maior Beit Hakenesset de Segovia e depois conheceremos Alcazar, o Palácio Real da Espanha.
Jantar e hospedagem em Segovia – Hotel Los Arcos ou similar

Dia 3 – 21/6/11 – Segovia e Toledo
Após o café da manhã, viajaremos para a cidade de Toledo, a Jerusalém que havia em Sefarad. Visitaremos o Bairro Judaico, a Sinagoga que homenageia Shemuel Levy Abulafia e hoje denominada el Transito e o Museu Sefaradi alí localizado. Visitaremos também a Sinagoga Even Shoshan, hoje Santa Maria La Blanca e conheceremos o Sokodobar – a praça do Mercado.
Jantar e hospedagem em Toledo – Hotel Alfonso IV ou similar

Dia 4 – 22/6/11 – Behar  - Hervas
Após o café da manhã, viajaremos a cidade de Bahar cujos nomes de famílias como Behar, Bazer, Baharno, são originários desta cidade. Conheremos o Bairro Judaico e o Museu de nome David Melul, onde encontraremos o Diretor do Museu que nos falará e contará sobre as atividades do mesmo. Continuaremos em direção a cidade de Herbas, uma pequena cidade localizada as margens do Rio Ambaros com um passado judaico e presença de Anussim. Faremos um passeio com musica judaica sefaradita dentro do Bairro judeu da cidade.
Jantar e hospedagem em Hervas – Hotel Sinagoga ou similar

Dia 5 – 23/6/11 – Hervas – Caceres – Castelo de Vide
Após o café da manhã, viajaremos para a cidade de Caceres, cidade com características da Idade Média mas bem preservada da Europa. Nela, visitaremos o Bairro Judeu dentro e fora das muralhas, veremos uma maquete da cidade velha e a praça principal. Depois continuaremos viagem para Castello de Vida onde conheceremos o Bairro Judeu e seus habitantes descendentes dos Anussim de Portugal, que apresenvam costumes judaico do passado longinquo. Visitaremos a Sinagoga e o Museus judaico que mostra a vida dos judeus que viviam em Castello De Vida e os lugares para onde se espalharam. Nos encontraremos com o ex-prefeito da cidade que é descendente de judeus que sofreram com a Inquisição e foram convertidos à força.
Jantar e hospedagem em Castelo de Vide – Hotel Sol e Serra ou similar

Dia 6 – 24/6/11 – Castello de Vida – Monsanto – Belmonte
Após o café da manhã, viajaremos em direção ao vilarejo de nome Monsanto com cerca de 1200 habitantes e depois seguiremos para Belmonte. Belmonte ficou famosa no mundo judaico principalmente após a descoberta do Engenheiro Shwartz, que chegou ao lugar por volta dos anos 20 e descobriu os descendentes de Anussim daquela pequena cidade. Participaremos do Kabalat Shabat junto com a comunidade local de Belmonte
Jantar e Hospedagem em Belmonte - Hotel Belsol ou similar

Dia 7 25/6/11 – Belmonte
Pela manhã participaremos da Tefilát Shacharit na Sinagoga de Belmonte. Depois do Kidush, visitaremos o Museu judaico. A tarde descanso e Oneg Shabat na Sinagoga. Havdalá e depois atividades para todos com o Rabino da comunidade de Belmonte – Elisha Salas.
Jantar e Hospedagem em Belmonte - Hotel Belsol ou similar

Dia 8 – 26/6/11 – Belmonte – Trancoso – Guarda
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade de Trancoso, cidade murada com passado judaico impressionante. Visitaremos o túmulo do Bandara, compositor e sapeteiro, que suas músicas profetizaram o sofrimento durante a Inquisição. Conheceremos o antigo Bairro judeu de Trancoso e descobriremos os sinais gravados nas pedras que comprovam a presença judaica na cidade. De Trancoso seguiremos para Guarda, o vilarejo mais alto em Portugal e  conheceremos os sinais místicos gravados em pedras no antigo Bairro judeu do lugar.
Jantar e Hospedagem em Guarda – Hotel Lusitania Parque ou similar

Dia 9 – 27/6/11 Guarda – Porto
Após o café da manhã, seguiremos para a cidade do Porto. Visitaremos o porto pitoresco repleto de lagares famosos onde se fabricam o Vinho do Porto. Visitaremos a Sinagoga “Makor Chaim”, uma verdadeira Catedral do judaismo no Norte de Portugal construida por Capitão Barros Basto, também conhecido como o Dreyfus Português, e descobriremos porque este título ao conhecer o pequeno Museu que conta a história de sua vida. Conversaremos com o presidente da pequena comunidade judaica aí existente, que nos contara sobre as atividades que estão sendo feitas para aproximar os Bnei Anussim ao judaismo.
Jantar e Hospedagem na cidade do Porto – Hotel Melia Gaia Porto ou similar

Dia 10 – 28/6/11 Porto – Coimbra – Lisboa
 Após o café da manhã, iniciaremos a descida pela orla marítima do país. Viajaremos via Aveiros, que está sobre os canais de água  e lagoas de sal. Continuaremos depois até a cidade de Coimbra. Segunda capital de Portugal, nesta cidade está a Antiga Universidade de Coimbra, entre as mais importantes da Europa e depois chegaremos até Lisboa. Participaremos de um Show de Fado na cidade de Lisboa.
Jantar e Hospedagem em Lisboa – Hotel Olissipo Marques de Sá ou similar
Dia 11 – 29/6/11 Lisboa
Após o café da manhã, iniciaremos nossa visita a Lisboa, capital portuguesa. Um passeio panorâmico pela cidade, começando pelo Palácio Santo Jorge, depois uma visão panorâmica da cidade. Visitaremos o Convento Ironimus, na Andarta do Descobridor do Mundo e a Torre Balan. Continuaremos e visitaremos o Bairro judeu e a Sinagoga “Shaarei Tikva”. Depois então já estará na hora de ir ao aeroporto para retornarmos a Madrid atravês do vôo IB 3105 da Ibéira com previsão de partida para as 20:45h
Dia12 – 30/6/11 – Rio de Janeiro
Viagem de Madrid para o Rio de Janeiro no vôo IB6849 com previsão de chegada ao Rio de Janeiro por volta das 07:05h


O preço inclui:
  • Todos os vôos internacionais descritos no programa
  • Taxas de embarque em todas as escalas
  • 9 noites de hospedagem em hotéis de primeiro nível turístico
  • Meia pensão (café da manhã e jantar). Duas refeições kasher em Belmonte no Shabat. Possibilidade de solicitar peixes com escamas envolto em papel laminado e assado na brasa para os jantares.
  • Excursão em ônibus de luxo com ar condicionado.
  • Entrada aos lugares para visita de acordo com o programa.
  • Guia local onde necessário.
  • Guia israelense especialista em judaismo espanhol e português falando português ou espanhol.
  • Gorjetas

O preço não inclui:
  • Extras pessoais.
  • Entradas ou refeições não mencionadas no roteiro.
  • Seguro Saúde de viagem – pode ser feito através do escritório da Geographical Tours.
  • Acréscimos para apartamento single

Preço da Excursão de acordo com o número de participantes
15 participantes ...................         U$ 3590,00 por pessoa em apto. duplo
20 participantes ...................         U$ 3365,00 por pessoa em apto. duplo
25 participantes....................         U$ 3240,00 por pessoa em apto. duplo

Forma de pagamento – até três vezes em cartão de crédito internacional.
As inscrições são feitas diretamente com a empresa israelense Geographical Tours –

Informações e Inscrições:

Informações e reservas
GeoTours - Leah Netzer:
Skipe: Leah.netzer            e-mail: sefarad@geotours.com      tel: 972 3 5639008
Fax: 972 3 6244333

Informações apenas:
Amazônia Judaica – David e Elias Salgado
tel: 21 22255618 ou 21 91310253 com Elias
tel: 972 525634934 ou 972 2 6256239 com David




Um comentário:

  1. Caros: Sefarad quer dizer Península Ibérica:Leão, Castela, Aragão e Portugal!
    Wiki: «A partir de Carlos V o uso do título Rei das Espanhas, referia-se à parte da Espanha que não incluía Portugal, mas esta designação era apenas uma forma de designar coletivamente um extenso número de reinos, uma abreviação, que não tinha validade jurídica, para uma longa lista de títulos reais cuja forma oficial era rei de Castela, de Leão, de Aragão, de Navarra, de Granada, de Toledo, de Valência, da Galiza, de Maiorca, de Menorca, de Sevilha, etc. (da mesma forma utilizava-se o título Sua Majestade Lusitana para o rei de Portugal, ou rei Lusitano)[15][16][17]

    O uso do da designação de "reis de Espanha" pelos reis Fernando e Isabel foi considerado uma ofensa pelo rei de Portugal que considerava que o nome designava a península.[18] A última vez que Portugal protestou oficialmente o uso do termo "coroa de Espanha" ou "monarquia de Espanha" pelo governo de Madrid foi, supõe-se, durante o Tratado de Utrecht em 1714.[19]

    Atualmente o nome "península hispânica" não é aceite pelos portugueses, sendo que a designação usada é a de Península Ibérica.
    A partir de 1640, com a Restauração da Independência de Portugal, a designação "Rei da Espanha" manteve-se, apesar de a união dinástica já não englobar toda a Península.»

    O édito de expulsão de Portugal foi publicado em 1496

    ResponderExcluir