Postagens populares

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Chanuká: de volta à casa ancestral - Elias Salgado

Estamos duplamente em festa. Em todos os cantos deste planeta azul, velas serão acesas em milhões de chanukiot, durante 8 dias, a partir desta noite. Este belo costume se repete, ano após ano, initerruptamente, há milênios.

Nossa tradição, acostumada a marcar e a sacralizar cada ato e cada passagem do tempo, num eterno rememorar, que é a base de sua própria essência e a garantia de um futuro através desta prática ancestral, no presente de cada geração, aponta, no caso particular do comemorar Chanuká, para uma constante busca de retornar a tempos gloriosos, tempos de luz.


Chanuká, também, registra uma (re) inauguração - a do Templo Sagrado, outrora existente em Jerusalém.
Marco central da vida judaica de então, o Templo era o local onde se guardava a Lei - personificada por duas tábuas com os 10 Mandamentos, que continham em sí, a totalidade e a síntese da moral e da ética, em formato de código de leis, a Torá.

Não que o Templo, não fosse importante, certamente o era pelo que guardava e pelo que representava, mas era a Arca Sagrada, guardada no local mais sagrado da Casa de D-us , contendo aquele conhecimento em forma de "farás e não farás"- base e norte de um povo e modelo para a humanidade- a verdadeira personificação do que é realmente valoroso para  povo judeu.

O Templo poderá ser reconstruído, como preveem as profecias sagradas, na era messiânica, porém, o mais importante, foi o grandioso ato do povo judeu, de apesar da tragédia que foi a destruição doTemplo e o consequente exílio de Israel, haver sabido levar consigo e preservar, para onde quer que fosse, a essência desta "casa ancestral" e sabiamente tê-la tornado ainda mais grandiosa, através do cumprimento, da preservação, e do estudo.

E estamos em festa também, pela inauguração(criação) de um novo veículo - o blog UNIVERSO SEFARADÍ - mais um espaço para resgate, preservação e registro da  milenar cultura judaica sefaradí; ela também parte fundamental do grande legado que teve seu início em torno daquela Casa Gloriosa, trasladou-se por contigências históricas para a Península Ibérica( Sefarad), sofreu uma nova e traumática usurpação ( a Inquisição e a consequente expulsão de 1492), e outra vez se dispersou pelo mundo na chamada Diáspora Sefaradí.  É sobre esta diáspora, este rico universo de tradições e cultura que escreveremos e notificaremos em nosso novo blog.
UNIVERSO SEFARADÍ, nasce no ventre de outro veículo que já é parte da história judaica brasileira, o AMAZÔNIA JUDAICA. É parte integrante dele e com ele caminhará lado à lado, ampliando a obra iniciada e mantida tão brilhantemente por David Salgado.

Feliz Chanuká .